Imagem capa - Como escolher o seu fotógrafo de casamento por Mateus Mitsuo Asada

Como escolher o seu fotógrafo de casamento

Participar do momento mais especial da vida dos casais. Esse é o meu privilégio, prazer sou fotógrafo de casamento, e minha missão é transformar as memórias do teu casamento no teu tesouro.

Vou esclarecer algumas dúvidas que os casais tem na hora de escolher o seu fotógrafo.

O casamento é um momento único e especial, é importante você escolher um fotógrafo com que você se identifique.

 

Qual a antecedência com que os noivos devem contratar o fotógrafo de casamento?

Isso pode várias conforme a disponibilidade do fotógrafo, já fui contratado 3 meses antes do casamento e também 3 anos antes, mas geralmente  os noivos agendam com 12 meses de antecedência…  Logo depois do local é importante a parte da foto e do video, pois geralmente são empresas que pegam apenas um evento por dia


Que características os noivos devem buscar ao escolher a pessoa responsável pela fotografia do casamento?

Muito mais que belas fotos, precisa rolar empatia entre os noivos e o fotógrafo, afinal é o fotógrafo que irá ficar ao seu lado do início ao fim do casamento. Não acredito que somente um bom trabalho e portfólio deva ter o poder dessa decisão…  É  importante conhecer o trabalho do profissional por completo, não somente por “fotos do Instagram”. Lembrando que fotos boas hoje é comódite, é o mínimo que se espera, por isso empatia é fundamental, o santo tem que bater hehehe.




Quanto tempo de experiência profissional?

Se tratando de casamentos,  experiência é tudo. Não é o único fator que determina a escolha, mas influencia bastante, concorda? O fotógrafo deve saber todos os momentos de um casamento, para poder antecipar os momentos decisivos, saber quando deve ficar observando, quando pode auxiliar ou orientar em alguma coisa que esteja acontecendo. E ate mesmo, quando deve interagir mais com a noiva, como um dia em que a noiva estava no making of, e devido a alguns acontecimentos, percebi que a noiva estava a ponto de chorar. Como nenhuma madrinha ou outras pessoas do local foram acalma-la, precisei entrar em cena, e no outro dia, após o casamento a noiva manda um mensagem agradecendo, pois se disse que estava a ponto de desabar. Portanto, fique atenta ao tempo de trabalho, a quantos casamentos o profissional já fez, isso tudo pesa no currículo e ajuda os noivos a decidirem a melhor opção.


Qual fotógrafo de casamento escolher?

Escolha aquele fotógrafo que vocês mais se identificaram, não somente com as fotos mas com  os valores do fotógrafo também, não fiquem no " quanto custa". O fotógrafo precisa entender a essência do casal, ele vai estar com vocês do início ao fim do casamento, e precisa rolar empatia entre os noivos e o fotógrafo.  Por último veja a questão de valores… fotografia de casamento é para sempre, escolher alguém que você se identifica é importante.


Você preza por preço ou qualidade?

Você considera o fotógrafo como parte elementar no seu casamento? ... Existem valores e qualidades diferentes, você precisa estar atenta ao produto final, ou seja, o que você quer retratar no seu casamento, quer somente alguns registros, ou quer fotos únicas, com emoções e sentimentos que contem a historia do seu grande dia? 


Peça sempre o contrato. 

É fundamental que se tenha um contrato  dos serviços prestados,  para que tanto os noivos quanto o fotografo estejam de acordo e cientes quanto a  quantidade de fotos, tipo de álbum, multas, prazos etc.. e pedir alterações caso necessário. Como o que fiz agora durante a pandemia, coloquei uma clausula especial no contrato para dar mais segurança e tranquilidade aos noivos.  

E sempre leia o contrato, para ter certeza do que esta assinando e não ter surpresas mais par a frente. 




 é surreal o sentimento que passa por nós nesses dias.

Deixa seu comentário, ou alguma sugestão de  tema.